Entrevista para a APC

Curriculum Vitae
Alexandra Gameiro – autora do livro “100% Sem Glúten -Receitas para uma Alimentação Saudável”.
Alexandra Gameiro, casada, 1 filho, 29 anos, natural de Leiria. Em tempos pertenceu ao corpo dos Bombeiros Voluntários de Maceira, deu catequese, fez voluntariado na Casa de Saúde em Belas – Irmãs Hospitaleiras, sempre com espírito de entre-ajuda…

Perguntas:

1 - O que a levou a escrever este livro?
Perante um diagnóstico de doença celíaca do nosso filho, e por todas as dificuldades que ultrapassámos para superar uma dieta isenta em glúten, achei que seria a altura ideal partilhar com todos os outros o que aprendi e transpor para um livro os conselhos necessários para o dia-a-dia, juntando variadas receitas que são imprescindíveis na nossa mesa. E sempre com positividade pois ser celíaco não significa deixar de comer comidas saborosas, pelo contrário, o livro é uma prova disso mesmo!


2 - Como foi escrever este livro? Que género de pesquisas efectuou e que apoios teve?
No início foi obrigatoriamente necessário alterar a rotina do dia-a-dia na nossa alimentação, pois partilhamos com o nosso filho a dieta isenta de glúten de modo que ele perceba que em casa não é discriminado e que é possível comer quase tudo igual mas sem glúten! O gosto pela culinária levou-me a pesquisar tudo o que podia sobre a DC, desde receitas, aos cuidados para a sua abolição, cuidados de higiene, etc… Na pesquisa de receitas, receitas normais (com glúten), fui experimentando alterar um ou dois ingredientes para que a receitas ficasse sem glúten e quando o resultado final saía bem a receita era registada. Cheguei a um ponto que a gaveta da cozinha estava atolada de papéis soltos, todos de receitas sem glúten e quando precisei ir de férias, achei pouco prático levar tanto papel comigo, foi então que passei tudo a limpo bem organizadinho para me facilitar a tarefa em férias. Sinceramente não gosto de receitas complicadas, quanto mais simples melhor pois também quero guardar algum tempo para passar com o meu pequeno. Sempre achei que deveria existir um livro de receitas para nós portugueses pois os livros estrangeiros são bons mas têm ingredientes que não se encontram por cá e acabam por ser inúteis. Então pensei que já tinha um rascunho só precisava aperfeiçoá-lo e encontrar algumas empresas que pudessem ajudar na edição. Pretendia também que o livro explicasse a doença ( achei que os médicos que seguem o meu filho seriam os indicados) e que houvesse conhecimento da existência da APC. O projecto era inovador e o primeiro em Portugal, logo fora bem aceite! A Glutamine quis exclusividade na edição e eu aceitei.


3 - O que pretende com a publicação/venda do livro?
Este livro existe não só para auxiliar os futuros pais de celíacos, celíacos, mas para a população em geral pois o mesmo contém receitas de fácil elaboração, mais saudáveis, pois não é necessário o recurso constante a produtos industrializados, vem desmistificar a dieta celíaca pois é possível comer bem, saudável e de tudo, vem alargar novos horizontes pois deixa de ser um livro apenas conhecido pelos celíacos mas também conhecido por todos os que desconheciam a dieta sem glúten. Além disso vem dar a conhecer a APC, a sua função enquanto associação e 50 por cento do valor reverterá em seu favor. É importante que todos os celíacos venham a fazer parte da APC, pois só assim se conhece o número de celíacos no nosso país e acredito que para alterar a legislação e mudar a “mente da nossa sociedade” somos todos necessários!


4 - O que tem de novo este livro?
Este livro já é novo por si só! Tem 64 páginas, capa dura, com um prefácio que conta com o testemunho da Drª Susana Almeida e do Drª Ricardo Ferreira, médicos gastrenterologistas do Hospital Pediátrico de Coimbra, uma introdução escrita pela APC, uma apresentação da Glutamine, um capítulo onde consta a tabela dos 3 P’s, tabela cedida pela APC em que mostra os alimentos permitidos, perigosos e proibidos, os 10 mandamentos do celíaco, o meu testemunho enquanto mãe, uma rubrica que se chama “ Ser positivo “ onde pretendo transmitir alguma positividade perante o diagnóstico da DC, a “ Despensa sem Glúten “, “ Comer fora “, baseados na minha experiência. O índice das receitas conta com cerca de 100 receitas desde entradas, a pratos de carne, aves e peixe, sopas, massas, pães e bolos, sobremesas, molhos & coberturas, licores, compotas e doces. Um livro que não despensa imaginação da parte do seu leitor pois pode ainda variar as receitas trocando coberturas e molhos de modo a obter variadas conjugações.


5 – Onde podemos encontrar o livro?
O livro começou por ser vendido nas livrarias do distrito de Leiria, presentemente poderá ser encomendado em algumas livrarias a nível nacional, no meu blog: livroportuguessemgluten.blogspot.com e no sítio da APC. Cada vez mais acresce o número de livrarias interessadas em comercializar o nosso livro! É bom, não?


6 – Depois de o escrever que reacções teve, nomeadamente de pessoas não celíacas?
O desconhecimento da população em geral perante o livro “100% Sem Glúten” despertou curiosidade afinal sem glúten significa mais saudável! Muitas pessoas ficaram alerta, afinal a DC pode ser diagnosticada em qualquer idade e mais vale prevenir!


7 – Os pais de doentes celíacos e os próprios celíacos aderiram a este projecto? Pretende dar-lhes continuidade com, talvez, um outro livro ainda com mais receitas, adaptações e conselhos?
Sim tem havido uma boa adesão afinal existem muitos celíacos no nosso país e até famílias inteiras de celíacos! Não me arrependo de ter escrito este livro afinal veio a preencher um vazio que existia. As pessoas sentem-se satisfeitas pois pela primeira vez algo foi publicado a pensar nelas! Futuramente não se sabe se continuarei a minha escrita afinal muito ainda ficou por “dizer”. E como tive que trabalhar para as 64 páginas não pude fugir muito ao tema! “Experimentem tudo, cozinhem tudo, comam tudo, isento de glúten!

2 comentários:

  1. Olá Vi o programa na Sic Mulher, e gostei muito de toda a entrevista conduzida pela adelaide...esqueci-me o sobrenome.

    Acabei de encomendar o seu livro, pois acho que preciso fazer esse tipo de alimentção saudável e sem glúten.

    Gostaria de dirgir um Email à Associação dos Doente Cilíacos.
    Pode me enviar o email?!..
    Tudo de bom!
    Beijinhos
    Chicailheu.

    Tenho três blogues: http://chicailheu.blogs.sapo.pt
    e se clicar no meu perfil encontra : Os Meus Poemas e Musicalidades Variadas.
    Sou natural de Angra do Heroísmo- Açores.

    Obrigada e tenha um bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Olá Francisca!
    Obrigada pelo comentário... o e-mail da APC é dietista@celiacos.org.pt
    " Faça o favor de ser feliz!"

    ResponderEliminar